A Ilha de Mainau, está situada na cidade de Konstanz  no Bodensee na Alemanha. Sua extensão norte-sul é de 1100 metros, a sua lárgura máxima de 610 metros. O perímetro é de 3 quilômetros e tem uma forma de lágrima e pertence a Familia Bernadotte.

Devido ao clima favorável no Bodensee cresce na ilha palmeiras e outras plantas mediterrânicas nos jardins do castelo. Por ser subtropical, em parte tropical a vegetação de Mainau também é conhecida como a ilha das flôres no Lago de Constança.

Em 2004, morre o conde Lennard Bernadotte, que dizia ser sua ilha um navio de flores e é acessível para os visitantes de destino turístico e com uma pequena taxa de entrada para a conservação do local.

O coração da ilha das flôres fica ao lado de edifícios históricos do Grão-Duque Friedrich, com suas 500 espécies de árvores raras e muito valiosas. Entre elas, uma das “mais antiga” é Urweltmammutbäume da Alemanha. Outra nativa da China, plantada em 1952 no jardim junto à água. Algumas espécies de árvores de sequóias gigantes, cuja sementes  vieram da Califórnia em 1853 e 1864 por Frederick I,  são das mais antigas de seu tipo na Europa. Além de sequóias gigantes, também preciosos cedros.

Na primavera, no final de março/início de abril, começa em Mainau uma grande exposição de Orquídeas. No final de março até meados de maio florescem as Tulipas, Narcisos, Jacintos e Prímulas. No peíodo de transição de maio a junho, as azaléas.

O maravilhoso Italiano Rose Garden, é um jardim estritamente geométrico com pérgulas, esculturas e fontes. No verão o perfume de cerca de 500 diferentes variedades de rosas. Na ilha, há cerca de 30.000 roseiras de 1200 variedades. A escadaria barroca leva até o Terraço do Castelo.

A avenida Primavera leva ao terraço do Mediterrâneo com as suas  plantas exóticas em vasos, onde no verão espalha-se agaves, cactos e  buganvílias em um toque mediterrânico. A partir daqui você tem uma vista panorâmica da paisagem do Lago de Constança e os Alpes. Em julho em Mainau, os hibíscus, em agosto do maracujá.

No jardim Sul, os campos de dálias no outono, setembro- outubro cêrca de 20.000 arbustos de dálias e de 250 variedades.

A Casa da Borboleta, com cerca de 1000 metros quadrados, o maior do seu tipo na Alemanha, os visitantes andam a 26° e 80 e 90 por cento de umidade tropical, com cascatas e plantas e flores exóticas com 80 espécies de diferentes borboletas, especialmente de origem sul-americana. Cerca de um terço das espécies das borboletas exibidas aqui se reproduz naturalmente. Mas é muito diferente, como muitas descendentes de lá. Por está razão, a casa recebe borboletas de embarques semanais de produtores da Costa Rica, Inglaterra e Holanda.

Em Mainau, além dos jardins há um gabinete do pavão, um zoológico com cabras e pôneis, bem como varárias opções para refeições.

Especialmente para as crianças, há 1.100 pés quadrados(Kinderland), um parque infantil com uma bacia de águas com profundidade de 60 centimetros, que é delimitado com pedras do rio com peso total de cerca de 130 toneladas. No meio do lago cheio com 170 metros cúbicos de água, forma uma ilha, onde as crianças podem conduzir ao redor com jangadas ou balsas de madeira.

O Castelo, ao centro da ilha, do século 18 de estilo barroco, que leva um enorme brasão do Grão- Mestre Clemens August da Baviera. O Castelo hoje é residência da família do conde Bernadotte. Na ala Sul, existe um café com um terraço situado entre as imponentes palmeiras do terraço do Castelo.

A construção da igreja do Castelo St.Marien 1732-1739, ao lado do do mesmo, é considerada a primeira obra de Bagnatos entre numerosas igrejas e onde êle foi sepultado. A igreja do Castelo  é também onde acontece  casamentos, batizados etc.  O Castelo e a igreja formam um conjunto harmonioso, sendo um exemplo único do barroco do Sul Alemão.

Cerca de 400 v.Chr, Mainau foi, provavelmente, área de assentamento Celta. Beneficiando da sua insularidade eles ofereceram aos colonos, através da água do Lago de Constança proteção natural. No entanto estão faltando documentos.

A “Lennart Bernadotte Foundation”, com sede em Constança em 26 de junho de 1974 e a sua capacidade legal  foi colocada sob o lema “Jardinagem pelo povo e para o bem da natureza”.Incluem também a promoção da ciência, da conservação da terra, ambiental, bem como home care.

Desde 1986, a Fundação Lennart Bernadotte organiza o Internacional Jogos da Juventude Mainauer anualmente. A cada primavera reunim-se 400 alunos da quarta- série dos estados de Bodensee, de Baden-Wuerttemberg, Baviera, Áustria, Suiça e Liechtenstein.

A ilha é uma das principais atrações do Lago de Constança, em 2007 já recebia, mais de 1,2 milhões de visitantes anualmente.

Em 2006, a Ilha de Mainau foi condecorada como a ilha das flores do Prêmio EMAS, o maior prêmio europeu para proteção do ambiente.

Na ilha, não existe nenhum tipo de trenzinhos, ou qualquer meio de transporte. As visitas devem ser a pé.

Deixe um comentário

Tendência