Jornalistas Internacionais visitaram o Ticino-Suiça Italiana neste último dias 27 e 28 de setembro.

A beleza de se viajar com os trens suiços é observar as suas lindas paisagens e deixar que seus pensamentos voam em novas inspirações!

O túnel de trem, Gotthard que corta a suiça de norte e do sul, é o mais longo túnel do mundo, com 57 quilometros e 20 minutos para o seu percurso. Você poderá organizar um passeio individual ou com um guia. Os amantes da natureza, podem esperar uma rota de hospitalidade da cultura dos cantões de Uri, Graubünden e o Ticino.

Exatamente este ano a Suiça Turismo, está comemorando os seus 100 anos. Em 1917, com a criação do Instituto Nacional de Turismo  Suiço ONST (mais tarde Suiça Turismo ST), em Berna, que a promoção do turismo nacional começou. Hoje, um século depois, podemos viajar no tempo, observando algumas das mais famosas campanhas promocionais para o Turismo na Suiça.

Seu Diretor, Federico Sommaruga, é o responsável por tão especial projetos como este, com jornalistas de outras nações.

Federico Sommaruga, diretor da Swiss Turismo

Visitamos a LAC o Museu de Arte e Cultura de Lugano, que é um centro dedicado às artes visuais, música e artes cênicas. Com três andares, com exposições permanentes contendo as coleções da cidade de Lugano e do cantão do Ticino. A LAC é o local principal para as temporadas Lugano em cena e Lugano música(o novo festival de Lugano), bem como uma casa para  a Finzi Pasca Company e Orquesta della Svizzera Italiana. Aqui, se aspira, tornar-se o coração pulsante de uma rede cultural que se estende sobre os limites da cidade, envolvendo artistas, orquestras, associações culturais, bibliotecas, instituições culturais, galerias de arte e colecionadores, que visa construir um projeto comum.

Ao longo de várias paradas, um tour das comidas e vinhos de Lugano, como por exemplo  Bernasconi, gastro snack, Restaurante Ciani, Bottegone del Vino, Antiga Osteria del Porto, Cucina Casalinga, em Capolago.

As delicias das especialidades do Ticino, como o risoto ai fhunghi porcini, a polenta com grãos negros e a polenta de grãos vermelhos com cogumelos, peixe frito da região do lago, petiscos de lardo/colonada de toscana, petisco de polenta à milanesa  e acompanhadas com o vinho da região.

Sua enogastronomia baseada no vinho merlot branco e tinto como o brivi-contiada (bianco merlot), vigoria (ticino), ticinello,brivi baiocco (merlot), reflessid (merlot época).

Para os amantes dos doces: punch al rum, amareto de kirsch, e uma paradinha para  o seu cappucino, e se deliciar com um pedaço desta torta de pane, especialidade desta região!!

Patricia Carminati, guia turística

Visita ao Monte Generoso com 125 anos de história e com um panorama de 360°. As primeiras escaladas com locomotivas à vapor dataram de 1890. Seu dono, Gottlieb Duttweiler, fundador da Migros, está firmemente convencido de que os extraordinários terraços panorâmicos devem ser preservados. Sem hesitar, em 1941 comprou a ferrovia que após 75 anos continua a ser apoiada graças a contribuição da seção cultural Migros.

Ali, também está situado um observatório astronômico, uma gruta de ossos, e o percurso “Le Nevère”, que é uma construção de forma cilindrica, subterrâneo por 2/3, com um teto cônico, coberto por calcáreo. No inverno fica coberta de neve, e neste ambiente cárstico, o fazendeiro, pode dispor de um local fresco, onde pode conservar o leite, antes de ser transformado em manteiga. Na Suiça, uma concentração de neve tão elevada, só encontramos no Monte Generoso.

Lindas paisagens, sua flora e fauna, se poderá observar,subindo o descendo o monte através desta colossal via férrea.

Tobia Botta, arquiteto

No topo do Monte Generoso, está ele imponente, o novo edifício, “Fiore di Pietra”(flor de pedra). A construção foi criada pelo arquiteto Mario Botta  e apresenta janelas de imagem que enquadram um panorama deslumbrante. Dois restaurantes: self service “Generoso” e o Restaurante “Fiore di Pietra”, Econogastronomia e a Sala de Conferências “Belvedere”, com vista para a montanha, proporcionando um cenário ideal para refeições finas, celebrações e eventos corporativos. Nós jornalistas, tivemos o privilégio, de ter como guia desta magnifíca obra arquitetônica,  o arquiteto Tobia Botta (filho do famoso arquiteto Mario Botta), que participou juntamente com o seu pai do projeto.

O Monte Generoso oferece aos visitantes muitas oportunidades para passeios relaxantes, caminhadas mais exigentes, atividades esportivas como “mountain bike” ,  asa-delta, e ficar admirando estas belas paisagens é uma purificação, não sómente do ar, como também da alma!

Na chegada à Bellinzona, a comuna suiça do cantão do Ticino, com 17.286 habitantes, estava em festa com a posse do novo Conselheiro Federal da Suiça, Ignazio Cassis.

Ignazio Cassis, nasceu na região de Biasca, 56 anos e se formou em Medicina na Universidade de Zurique, trabalhando como médico até esta nomeação. O cantão do Ticino estava orgulhoso,  após 18 anos, ser nomeado, um Conselheiro Federal desta região.

Herman Hesse, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, uma vez lírico sobre a sua cidade adotiva do Ticino” É maravilhosamente rica e bonita e tem tudo, desde dos Alpes até o Sul”!!

Conhecer o Ticino, em diversas facetas, falar seu idioma, que nos é bem peculiar, provar suas especialidades, a sua beleza geográfica, é voltar para a casa, e traze-lo no coração!!! “nel cuore”, veramente!!

Deixe um comentário

Tendência