76 Festival de Cinema de Locarno de 02.08 a 12.08.2023

O cinema passou a ser considerado**como a sétima arte a partir de 1911, com a publicação do “Manifesto das Sete Artes”, escrito pelo intelectual italiano, Riciotto Canudo.Como surgiu em 1895, rapidamente o cinema foi considerado uma das principais artes existentes. A história do cinema mundial só foi possível com a invenção do cinescópio, em 1889, por William Dickson. O assistente do Thomas Edison criou a primeira máquina capaz de capturar imagens em movimento. Os inventos posteriores foram aprimorando essa máquina e moldando o que é hoje o cinema.

Festival de Locarno foi o primeiro Festival de Cine Europeu. Em 23 de agosto de 1946, com a guerra recentemente terminada e com nefastos acontecimentos, esta cidade resolveu inaugurar um festival de cinema. E um mes mais tarde se uniriam os de Veneza e de Cannes.

Este Festival de Cinema tem sempre um ambiente muito especial, localizado nesta cidade belíssima ao Sul da Suiça, com filmes internacionais destribuidos por todos os cinemas da região, começando logo as 9 horas da manhã e terminando suas noites com Filmes ao ar livre na famosa Piazza Grande. É o festival de cinema mais famoso da Suiça, com uma longa história e um misto único de entretenimento cinematográfico, este ano celebrando o seu 75° aniversário. Trata-se de sua primeira edição completa desde 2019 e do início da pandemia. Os cineastas e os amantes do cinema estão de volta, os hotéis estão totalmente lotados e todos os cinemas funcionando, mas como em muitos outros lugares certos restaurantes e confeitarias fecharam as suas portas e com certeza outras novas abrirão!

Por este Festival desfilam grandes realizadores e atores afim de ganhar um dos premios que é o Leopardo de Ouro ao melhor filme, de prata, ao melhor segundo colocado, e o de bronze ao melhor ator e melhor atriz. Este festival tem experimentado várias mudanças importantes para evoluir e adaptar-se aos novos interesses de um público mais exigente. Os grandes representantes foram a Suiça, França, Itália, Alemanha, Espanha, USA e Portugal!

Infelizmente para nós brasileiros devido a nossa situação política destes últimos anos que nos tornaram  órfãos de nossa Cultura, estava claro que o cinema brasileiro estaria com bem pouca representação! Mas entre os países da América Latina, o México foi o que mais se destacou!

Filmes: Baan – Portugal, Nocturno para uma floresta – Portugal, De Imperio – Portugal

El auge del humano 3 – Argentina

Todos los incendios – México, Mátalos a todos – México

Pássaro Memória – Brasil/Inglaterra, Abismu – Brasil, Documentário -Brasil

Solo la luna comprenderá – Costa Rica

Plástico – Venezuela, La espiral roja -Venezuela, Érase una vez en Venezuela – Venezuela/Inglaterra/Áustria/Brasil, Y o y las bestias – Venezuela

Rimana Wasi:hogar de histórias – Peru, La distancia del Tempo -Peru, Tiempos futuros – Peru, Alemanha, México, Equador, Autoerótica – Peru

Veo, veo – Paraguai, Boreal – Paraguai/México

Volivia – Bolívia, Angelo – Bolivia, 98 segundos sin sombra – Bolívia

Willkawiwa (El sagrado fuego de los mortos) Equador/Costa Rica, El rezador – Equador/Colombia/Espanha

Eating Papaw on the Seashore – Guyana

Hidden World – Suriname/Holanda, Je kan toch lezen – Suriname/Holanda

As retrospectivas de Locarno tem contribuido para o cinema mundial com caminhos de visões que marcam a história. Desde a programação temática (Titanus, Lux, Boloved e Rejected:o cinema da jovem República Federal da Alemanha de 1949 a 1963) até retrospectivas completas de mestres famosos (Minnelli, Cukor, Tourneur, McCarey, Peckinpah, Lattuada e Sirk), amado por cinéfilos e estudiosos de todo o mundo, este ano o vermelho da Retrospectiva com curadoria de Olaf Möller com a participação de Roberto Turigliato, é dedicado às temporadas do cinema clássico mexicano e popular, com muitas obras inéditas nunca visto além fronteiras do México.

Filmes: En tiempos de Don Porfirio, El gendarme desconocido, Amok, El as negro, La corte de faraón, Los tres Garcia, Esquina-bajan, Han matado a Tongolele, Que Dios me perdone, El gran campeón, El rey del barrio, Pueblerina, El Suavecito, Muchachas de uniforme, Sensualidad, Trotacalles, La noche avanza, Rostros olvidados, El corazón y la espada, El rio y la muerte, Llévame en tus brazos, El caso de la mujer asesinadita, Espaldas mojadas, Más fuerte que el amor, El medallón del crimen (el 13 de oro), Música de siempre, Torero, Misterios de ultratumba, El espejo de la bruja, El esqueleto de la senõra Morales, La mente y el crimen, Los hermanos del Hierro, Santo vs las mujeres vampiro, Dias de otoño, La mujer murciélago, Olimpiada en México.

Demos muita atenção aos Filmes da América Latina, mas naturalmente como é um Festival Internacional de Cinema e o Juri encarregado de premiar aos diretores e filmes  participantes de diversos países, chegou ao seu final deste ano 2023, com os seguintes premiados:

Leopardo de Ouro: Filme: Zona Crítica-Mantagheye bohrani (Iran) Diretor: Ali Ahmadzadeh

Premio Especial: Filme: Não espere demais do fim do Mundo (Romania) Diretor: Radu Jude

Melhor Direção: Filme: Stepne (Ucrânia) Diretora: Maryna Vroda

Melhor Interpretação: Filme: Animal (Grécia) Diretora: Sofia Exarchou

Filme: Doces Sonhos (Holanda) Diretora: Ena Sendjarevic

Menção Especial: Filme: Noite Obscura- Adeus aqui e em qualquer lugar (França) Diretor: Sylvain George

O próximo Festival de Cinema de Locarno será realizado de 07.08. a 17.08.2024, Até lá!!!

Deixe um comentário

Tendência